Xingatório da Imprensa

quinta-feira, novembro 30

O conto do elefante
O tempo passa, o tempo voa, mas...
Xingado por Elpydio 11:22 da manhã

sábado, novembro 25

Páginas da vida
Manoel Carlos não faria melhor. Os jornais do Rio premiaram seus leitores nesta sexta-feira com um exemplo clássico de como vêem a cidade que juram cobrir tão igualitariamente. A repercussão da morte de Ana Cristina Johannpeter, assassinada esta semana ao volante de seu carro no Leblon, ocupa cinco páginas no JB, quatro no Globo e duas no Dia. Já a morte de outros dois motoristas, vítimas de assaltos quinta-feira no Estácio e no Encantado (Linha Amarela), mereceu cerca de um terço de página nos mesmos jornais.

Um cínico poderia argumentar que Ana Cristina era esposa de Germano Gerdau, um dos principais executivos do Grupo Gerdau, gigante da siderurgia mundial. Que a empresa é importante, ninguém nega; mas Germano é tão conhecido, tão conhecido, que vários sites chegaram a publicar na quinta-feira que Ana Cristina era esposa de outro Gerdau, o Jorge.

Outro cínico poderia atacar com a balela da repercussão internacional da morte de Ana Cristina. Esquece-se, porém, que grande parte de tal "repercussão" é de segunda mão, conseqüência exclusiva da "repercussão" nos meios de comunicação daqui.

Manoel Carlos, esse grande cronista da República do Leblon, já preparou uma referência à morte da socialaite para entrar em sua novela. Agora o dentista e o aposentado suburbanos aguardam sua vez.

Nas páginas da vida e nas dos jornais também.
Xingado por Elpydio 12:28 da manhã

domingo, novembro 19

Para aumentar o apelo da notícia, vale até distorcer um pouco a realidade, como neste título da primeira página do Dia de sábado: "Prefeitura vende computadores para servidor". O próprio texto da chamada explica que, na verdade, a Prefeitura criou uma linha de crédito para aquisição de computadores.
Xingado por Elpydio 12:42 da manhã

sábado, novembro 4

Abrev
A Folha de S. Paulo publicou na quinta-feira matéria intitulada "Lucro da TAM aumenta 128% no 3o tri". Agora os leitores aguardam ansiosos os resultados do 2o se.
Xingado por Elpydio 1:44 da manhã

Powered by Blogger

 

Assis Gutenberg e Elpydio Phragoso mostram que a imprensa brasileira não evoluiu muito no último século.

E-mails educados para: assisgutenberg@bol.com.br
elpydiophragoso@yahoo.com

Arquivo Morto
current