Xingatório da Imprensa

quarta-feira, maio 24

Papagaio de pirata
Mais um ano, mais uma pesquisa da Business Software Alliance (BSA) sobre pirataria de software, mais um vexame de jornalões como Estadão e O Globo. É verdade que a imprensa mudou um pouco de tom, preferindo destacar os índices de pirataria em si, em vez dos prejuízos da indústria, mas a cifra continua lá: foram US$ 34 bilhões em perdas globais em 2005.

Foram?

A própria consultoria IDC, responsável pela pesquisa encomendada pela BSA, já desautorizou a maneira como os números são divulgados pela associação. Os US$ 34 bilhões, é claro, partem do princípio de que cada cópia pirata representa uma venda perdida. Mas, segundo o IDC, somente um de dez usuários de software pirata compraria o programa caso não tivesse a opção de copiá-lo ou adquiri-lo irregularmente.
Xingado por Elpydio 6:00 da tarde

quinta-feira, maio 18

Da coluna Gente Boa, no Globo de terça-feira, em texto-legenda intitulado "De olho nas larvas de mosca":

Erik Rocha filma Tunga, que está no telescópio observando milhares de larvas de mosca sobre a mesa.
Xingado por Elpydio 12:41 da manhã

sábado, maio 13

Participação especial
De Lula sobre a Veja (citado no Globo Online):

Eu posso dizer a vocês que é a pior prática de jornalismo. A "Veja" já vem assim há algum tempo. Não é de hoje não. Mas eu acho que ela chegou ao limite, chegou ao limite, chegou ao limite! Eu não sei se o jornalista que escreve uma matéria daquela tem a dignidade de dizer que é jornalista. Ele poderia dizer que é bandido, mau caráter, malfeitor, mentiroso. Eu não posso e é até constrangedor um presidente da República saber que tem uma mentira dessa grosseria numa revista que deveria respeitar seus leitores. Os leitores pagam a revista, são induzidos a assinar. E não merecem a quantidade de mentiras que ela tem publicado.
Xingado por Elpydio 4:17 da tarde

terça-feira, maio 9

Sugestão de pauta
Este, sim, daria um belo tema para a seção "Por dentro do Globo", novidade modernosa de O Globo: o repórter Jorge Luiz Rodrigues vai tirar licença do jornal para atuar como Fifa Media Officer durante a Copa do Mundo. Entre suas funções, como descrito pelo próprio em email ao site Blue Bus, estará "auxiliar os jornalistas do mundo inteiro que irão cobrir o Mundial em assuntos como ingressos para jogos, tíquetes para a zona mista de entrevistas, para as entrevistas coletivas, interagir com os assessores de imprensa das seleções nacionais no sentido de facilitar o trabalho dos jornalistas e solucionar problemas que possam vir a atrapalhar o trabalho dos mesmos nos estádios e locais oficiais de treinamentos."

Em outras palavras, um funcionário, ainda que licenciado, do Globo terá como missão facilitar o acesso dos jornalistas aos atletas e locais de jogos e treinamento.

Ainda bem que O Globo não vai cobrir a Copa, né.
Xingado por Elpydio 5:29 da tarde

quarta-feira, maio 3

Matemática da fome
Trecho de matéria do Globo de hoje sobre a iminência de uma CPI para apurar os contratos da Fundação Escola de Serviço Público (Fesp) com doadores da campanha de Garotinho:

Os deputados estaduais conseguiram recolher 26 das 24 assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Xingado por Elpydio 12:09 da tarde

Powered by Blogger

 

Assis Gutenberg e Elpydio Phragoso mostram que a imprensa brasileira não evoluiu muito no último século.

E-mails educados para: assisgutenberg@bol.com.br
elpydiophragoso@yahoo.com

Arquivo Morto
current