Xingatório da Imprensa

segunda-feira, janeiro 30

Alerta vermelho!
Agora, sim, parece que a reeleição de Lula ficou impossível. Matéria da página 11 do Globo de hoje: "Lula perde popularidade entre os argentinos".
Xingado por Elpydio 2:28 da manhã

sexta-feira, janeiro 13

Auto-sacaneada
Quem assistiu ao Jornal da Band desta sexta testemunhou um caso exótico de auto-sacaneada. Depois de matéria sobre a licitação para compra de uma nova faixa presidencial, que destacava oferta das bordadeiras da cidade de Ibitinga, "em Minas Gerais", o apresentador Carlos Nascimento, com toda tranqüilidade, disse:

"Só se mudaram a cidade de lugar. Porque Ibitinga sempre ficou no Estado de São Paulo."

E assim o telejornal seguiu.
Xingado por Elpydio 7:05 da tarde

quinta-feira, janeiro 12

Pressa
A divulgação nesta quarta-feira de um laudo preliminar indicando suicídio na morte do general Urano Bacellar, comandante das forças da ONU no Haiti, recebeu tratamentos distintos na TV e nos jornais. Enquanto a imprensa escrita destacou no dia seguinte, ainda que timidamente, aspectos como a desaprovação do fato pelo Exército e a confusão no anúncio, Jornal Nacional, Jornal da Record, Jornal da Band e outros programas televisivos encamparam a tese da Polícia Civil de Brasília sem questionamentos.

O incrível é que o IML de Brasília - subordinado à Polícia Civil - determinou que houve suicídio a milhares de quilômetros de distância do local da morte e com base em dois únicos dados: a ausência de sinais de luta e o ângulo de entrada da bala no corpo.

É pouco para nossos telejornais trombetearem a tese como quase verdade. E muito para os telespectadores se sentirem enganados.
Xingado por Elpydio 12:33 da tarde

Powered by Blogger

 

Assis Gutenberg e Elpydio Phragoso mostram que a imprensa brasileira não evoluiu muito no último século.

E-mails educados para: assisgutenberg@bol.com.br
elpydiophragoso@yahoo.com

Arquivo Morto
current