Xingatório da Imprensa

quinta-feira, setembro 22

Despudor
O leitor que foi às bancas do Rio, esta semana, procurar o Meia Hora, novo jornal do grupo O Dia, achou uma versão tablóide do concorrente Extra. A semelhança visual, longe de ser coincidência, é na verdade uma "estratégia" dos manda-chuvas da rua do Riachuelo.
Xingado por Elpydio 12:13 da manhã

sábado, setembro 10

Os números devem estar loucos
O Globo de hoje consegue transformar suposição em fato. E no passado, para não deixar dúvidas. O título da matéria sobre estudo da Unesco a respeito do impacto da campanha do desarmamento é enfático: "Número de mortos por armas de fogo caiu 15,4%".

Ora, mas os jornais da semana passada não haviam informado que a queda fora de 8,2%, com 39.325 mortes em 2003 e 36.091 em 2004? O pequeno problema é que a "queda" do Globo se relaciona a uma projeção das mortes que, segundo a Unesco, teriam ocorrido caso a campanha não houvesse acontecido (41.682).
Xingado por Elpydio 8:57 da tarde

terça-feira, setembro 6

Rio, que Rio?
A coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo desta segunda, mostra a consideração do jornalão paulista pelo Rio de Janeiro. O filho do prefeito Cesar Maia, recém-casado, aparece em foto de destaque, com a seguinte legenda:

"Os noivos Ricardo Maia e Patrícia Vasconcelos, na igreja São Francisco de Paula, no Rio"
Xingado por Elpydio 1:39 da manhã

Powered by Blogger

 

Assis Gutenberg e Elpydio Phragoso mostram que a imprensa brasileira não evoluiu muito no último século.

E-mails educados para: assisgutenberg@bol.com.br
elpydiophragoso@yahoo.com

Arquivo Morto
current