Xingatório da Imprensa

sexta-feira, maio 13

Abrangência
Não se sabe se é delírio de grandeza ou desorientação geográfica, mas o telejornal local Informe Rio, da Record, começa assim: "O Informe Rio está no ar, com as principais notícias do Rio, do Brasil e do mundo".
Xingado por Elpydio 12:36 da tarde

domingo, maio 8

Novos sinônimos
A matéria da página 8 do Globo de hoje parte de uma premissa interessante: como Lula admitiu recentemente que errou muito no Governo, mas só fez três menções diretas, quais seriam os outros equívocos? Para levantar possíveis respostas - com toda a imparcialidade que o jornalismo exige - nada melhor do que ouvir especialistas com as mais variadas posições políticas e interesses pessoais, certo? No total, foram 26, entre empresários, pesquisadores, consultores, membros da oposição, aliados e ex-aliados, ONGs...

Então o leitor chega ao tema economia e confere os dois primeiros especialistas consultados sobre o assunto: Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), e Ivoncy Ioschpe, presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). Ah, pelo menos o terceiro, Eduardo Giannetti da Fonseca, segundo o jornal, é apenas um isento professor do Ibmec. Opa, mas não é aquele ex-membro do conselho superior de economia da Fiesp, irmão do diretor de comércio exterior da mesma entidade?

Economia, indústria... na cartilha do Globo, dá tudo na mesma.
Xingado por Elpydio 6:59 da tarde

quarta-feira, maio 4

Salvem América
A campanha Salvem América já seria suficientemente vexaminosa se permanecesse como um esforço isolado do Jornal Nacional e do Globo. Mas, aos poucos, talvez por medo de parecer que estão levando furo, outros veículos entram na onda. A Folha de S. Paulo de hoje, por exemplo, sai com mais uma matéria sobre o tema: "EUA prendem mais 202 brasileiros ilegais".

A parte que ninguém gosta de destacar é que, desde outubro de 2004, cerca de 16 mil brasileiros foram detidos tentando entrar ilegalmente nos EUA. Em outras palavras: a notícia, se existe, é de anteontem.
Xingado por Elpydio 3:07 da manhã

Powered by Blogger

 

Assis Gutenberg e Elpydio Phragoso mostram que a imprensa brasileira não evoluiu muito no último século.

E-mails educados para: assisgutenberg@bol.com.br
elpydiophragoso@yahoo.com

Arquivo Morto
current