Xingatório da Imprensa

segunda-feira, janeiro 26

Adaptando os fatos
Em sua campanha contra as cotas para estudantes negros nas universidades, o Globo começou uma interessante brincadeira de distorcer a realidade. Na edição do último domingo, o jornal estampa na primeira página e no título da matéria que o novo ministro da Educação, Tarso Genro, "é contra cotas para negros".

Na entrevista, no entanto, o mais próximo que o ministro chega da conclusão imaginária do Globo é o seguinte: "Então, é necessário que se tenha atenção não somente para negros, mas também ao conjunto de pobres onde evidentemente há um contingente negro. Essa discriminação objetiva que foi produzida em função do sistema social precisa ser corrigida."

Hoje, em entrevista na TV, Tarso Genro esclareceu: "Eu tenho uma visão totalmente favorável às cotas para negros". Vamos ver se, em nome da verdade dos fatos, o Globo vai chamar o ministro de mentiroso na edição de amanhã.
Xingado por Elpydio 9:12 da tarde

Terra paraguaia
O uso de gráficos animados nas páginas de Internet merece alguns cuidados. O primeiro deles está na hora de escrever a palavra "animação", que - é sempre bom lembrar - tem outros sentidos. Animação significa também ânimo, empolgação.

A página de abertuda do Terra, hoje, tinha a seguinte chamada: "Animação: gol da derrota"

Clicando no link, tinhamos a animação do gol (o gráfico animado) e as informações básicas: gol de Devaca, aos 32 minutos do primeiro tempo.
Xingado por Elpydio 8:38 da manhã

domingo, janeiro 25

Mistério
Finalmente acabou o Fashion Rio. Uma semana de páginas inteiras nos jornais - com destaque para O Globo - e notinhas em todas as colunas. Nunca se soube que a indústria da moda (de grife) era tão importante economicamente.
Xingado por Elpydio 11:11 da manhã

sábado, janeiro 17

Ortographia
Legenda da principal foto do JB Online: Visinhos acompanham o trabalho dos bombeiros e da Defesa Civil na casa soterrada por uma barreira em Xerém, Baixada Fluminense, onde morreram três pessoas.
Xingado por Elpydio 12:49 da manhã

sexta-feira, janeiro 16

Frio imperialista
Por que os americanos não deveriam se considerar o centro do Universo? Enquanto o Canadá enfrenta temperaturas de até 40 graus negativos, os veículos globais mostram aos brasileiros o "inverno mais frio dos últimos 60 anos nos Estados Unidos". O Jornal Nacional de ontem, em matéria da correspondente em Nova York, sequer fez menção ao país vizinho. O Globo de hoje, muito mais informativo, chega a falar no sudeste do Canadá. E só.
Xingado por Elpydio 12:16 da tarde

Powered by Blogger

 

Assis Gutenberg e Elpydio Phragoso mostram que a imprensa brasileira não evoluiu muito no último século.

E-mails educados para: assisgutenberg@bol.com.br
elpydiophragoso@yahoo.com

Arquivo Morto
current